SISTEMA

INFORMATIVOS

 

 

_____________________

INFORMES01 - AQUI

INFORMES 02 - AQUI

RESUMOS APROVADOS - AQUI

RELAÇÃO CURRÍCULO - AQUI

RELAÇÃO AVALIAÇÃO - AQUI

RELAÇÃO FORMAÇÃO - AQUI

VI Enforsup I Interfor

VI Enforsup I Interfor

A realização do VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior e  do I Encontro Internacional sobre a Formação Docente para a Educação Básica e Superior – INTERFOR: “Formação, Currículo e Avaliação: Territórios referenciais para a profissão docente” justifica-se pela continuidade dos debates iniciados em 2008, ano em que foi instituído pela Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior, recebendo plena aceitação pelos participantes de diferentes instituições de ensino superior das regiões envolvidas na RIDES. A opção por discutir a temática “Formação, Currículo e Avaliação:...

  • VI Enforsup I Interfor

    VI Enforsup I Interfor

    Domingo, 06 Julho 2014 19:38

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

 

O VI ENFORSUP e o I INTERFOR tem como foco sistematizar a produção de conhecimentos em profissão docente na educação básica e superior, para fortalecer a responsabilidade social docente. Assim sendo, a proposta metodológica do VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente na Educação Superior e Básica e do I Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior – INTERFOR: “Formação, Currículo e Avaliação: Territórios Referenciais para a Formação Docente” envolverão:

  • Conferências: serão exposições orais proferidas por um convidado internacional e nacional, expertise em um dos eixos do evento, conforme o quadro de atividades. Ocorrerão entre os dias 13 e 15 de maio de 2015, nos períodos da manhã, a partir das 8h30min e à tarde, a partir das 14h. A sua duração será de 60 minutos. 
  • Palestras: são apresentações orais de convidados com produção significativa sobre a temática que irá proferir. Essas terão duração de duas horas para que seja garantida uma exposição consistente e o debate com os participantes. No VI ENFORSUP e I INTERFOR teremos duas palestras com três convidados.
  • Mesas redondas: são concebidas como espaço e tempo para apresentação das pesquisas, no sentido de vislumbrarmos nossas fronteiras na produção de conhecimento. Teremos três mesas redondas de acordo com os eixos temáticos definidos pelo VI ENFORSUP I INTERFOR: “Formação, Currículo e Avaliação: Territórios Referenciais para a Profissão Docente”. Cada mesa redonda contará com a presença de dois pesquisadores, perfazendo um total de seis convidados.
  • Atribuições do coordenador de conferências, palestras e mesas redondas: as atividades de conferências, mesa-redonda e palestras serão  conduzidas por um(a) coordenador(a), que  deverá:

o    apresentar  os expositores;

o    explicitar o tema  e os objetivos a ser exposto,

o    esclarecer o tempo disponível para cada expositor;

o    conduzir  o debate em torno da temática;

o    elaborar uma  síntese comentada da(s) exposição (ões) e do(s) debate(s);

o    concluir a atividade, agradecendo a participação dos expositores e lembrando a importância dos presentes para o desenvolvimento exitoso da discussão;

o    elaborar a síntese de forma ampliada  (em forma de texto científico) para posterior publicação, em livro,  junto aos textos dos palestrantes .

  • Comunicações orais: espaço destinado à apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos participantes do VI ENFORSUP I INTERFOR. As sessões serão organizadas respeitando os eixos temáticos do encontro. Os participantes se agruparão simultaneamente em salas distintas para comunicarem os seus trabalhos. A duração de cada sessão será de aproximadamente duas horas e conta com a apresentação de 5 a 8 trabalhos.
  • Apresentação de pôster: o pôster é um instrumento de comunicação, que sintetiza e divulga, em eventos acadêmicos/científicos, resultado de pesquisas concluídas e/ou em desenvolvimento. A sua função principal é divulgar o trabalho de forma visual. A inauguração dos pôsteres no VI ENFORSUP e do I INTERFOR acontecerá no dia 13 de maio (primeiro dia do evento) e esses ficarão expostos até o dia 15 de maio (último dia).
  • Café Musical: momento descontraído de diálogo envolvendo os participantes em geral. Esse momento abre espaço para interlocução direta dos participantes com os conferencistas, palestrantes, convidados, em forma de roda de conversa alegre, solidária e colaborativa. Ocorrerá nos intervalos previstos na programação ao som de um suave e harmonioso momento musical proporcionado pelo Departamento de Música da UnB.

.

                                               Faculdade de Educação - UnB © Todos os direitos reservados Campus Universitário Darcy Ribeiro - 
                                                Edifício FE-3 - Asa Norte - Brasília - DF Brasil - CEP: 70.910-900 Telefone: +55 0xx61 3307-2017 
                                                      E-mail: congressoenforsup@gmail.com -  Home page: http://www.enforsupunb2015.com.br