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VI Enforsup I Interfor

VI Enforsup I Interfor

A realização do VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior e  do I Encontro Internacional sobre a Formação Docente para a Educação Básica e Superior – INTERFOR: “Formação, Currículo e Avaliação: Territórios referenciais para a profissão docente” justifica-se pela continuidade dos debates iniciados em 2008, ano em que foi instituído pela Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior, recebendo plena aceitação pelos participantes de diferentes instituições de ensino superior das regiões envolvidas na RIDES. A opção por discutir a temática “Formação, Currículo e Avaliação:...

  • VI Enforsup I Interfor

    VI Enforsup I Interfor

    Domingo, 06 Julho 2014 19:38

I ENFORSUP

O Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - ENFORSUP nasceu a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior e da necessidade de se criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores, dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para a educação básica e superior.

O ENFORSUP foi instituído em 2008 – ano de realização de sua primeira edição. O I ENFORSUP ocorreu nos dias 31 de março e 01 de abril de 2008, em Fortaleza/CE com o objetivo de promover a articulação inter-regional de grupos de pesquisas. O encontro foi organizado nos seguintes eixos:

  • Temática 1 –Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica;
  • Temática 2 –Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: modelos em busca de uma política de formação docente para a educação superior;
  • Temática 3 –Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade;
  • Temática 4 –Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior. 

O encontro contou com a participação de profissionais, pesquisadores e estudantes das três regiões. Em decorrência das discussões apresentadas pelos quatro grupos de trabalho, foi elaborado a “Carta de Fortaleza” contendo proposições e entre elas a proposta de criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior – RIDES, em articulação e parceria com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional.

 

II ENFORSUP

O II ENFORSUP foi realizado nos dias 06 a 08 de dezembro de 2009, em Belém/PA com o objetivo de compreender a necessidade de desenvolvimento profissional docente na educação superior, bem como a integração das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento procurou contemplar as seguintes temáticas:

  • Temática 1 – Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas; relação docente- aprendiz; formação para atuação com/na diversidade; articulação ensino- pesquisa-extensão, conhecimento e cultura, teoria-prática na formação docente para a Educação Superior.
  • Temática 2 – Pedagogia Universitária: modelos em busca de uma política de formação docente para a Educação Superior (Profissão, profissionalismo, profissionalização e desenvolvimento profissional - saberes e condições de trabalho na Educação Superior e na Educação Profissional-Tecnológica). Em plenária final foi aprovadas a “Carta de Belém.

III ENFORSUP

O III ENFORSUP reuniu no período de 01 a 03 de setembro de 2011, na cidade de Salvador/BA, professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo central do Encontro foi o de ampliar e aprofundar estudos e discussões sobre a educação superior a partir de três eixos temáticos, a seguir especificados:

  • Eixo 1 – Docência; Ensino e aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; relação professor-aluno mediada pelos saberes;
  • Eixo 2 – Práticas pedagógicas na educação superior e profissional-tecnológica;
  • Eixo 3 – Desenvolvimento profissional: Formação docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica; condições de trabalho.

Nesse III ENFORSUP buscou-se estabelecer intercâmbios com Universidades, Instituições de Ensino e Pesquisa de graduação e pós-graduação, públicas e privadas, Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, e com pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, resultando desse, a “Carta de Salvador”.

 

IV ENFORSUP

O IV ENFORSUP aconteceu na Universidade Federal de Uberlândia/MG, no período de 13 a 15 de setembro de 2012. O objetivo orientador do encontro foi o de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação de pesquisas científicas acerca do desenvolvimento profissional docente para a educação superior Os eixos temáticos foram: 

  • Eixo 1 – Ensino, Aprendizagem Pesquisa e Avaliação na Educação Superior e Profissional-Tecnológica.
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Profissional Docente para atuação com/na diversidade na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: saberes pedagógicos, identidade profissional, currículo e formação pedagógica.
  • Eixo 3 – Políticas de Formação Docente para a Educação Superior e Profissional-Tecnológica: condições de trabalho; precarização do trabalho docente e mal-estar docente.

Frente ao exposto, os participantes da RIDES no IV ENFORSUP, aprovaram em assembleia a “Carta de Uberlândia” contendo reivindicações e recomendações.

 

V ENFORSUP

O V ENFORSUP, coordenado pela Universidade Federal do Piauí, ocorreu no período de 25 a 27 de agosto de 2013 em Teresina/PI, com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate, a reflexão, a socialização de experiências e a divulgação do cenário docente na educação superior no século XXI. Os participantes aprovaram a “Carta de Teresina”, contemplando e reafirmando o conteúdo expresso nas Cartas de Fortaleza (2008), de Belém (2009), de Salvador (2011), de Uberlândia (2012) por entenderem que ainda expressam encaminhamentos resultantes de reflexões acadêmicas coletivas que permanecem atuais. Esse encontro contemplou as seguintes temáticas:

  • -   Temática 1 –Pedagogia Universitária: saberes e condições de trabalho na educação superior e na educação profissional-tecnológica.
  • Temática 2 – Profissão, Profissionalismo, Profissionalização e Desenvolvimento: propostas em busca de uma política de formação docente para a educação superior.
  • -   Temática 3 – Processos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Superior e Profissional-Tecnológica: práticas e inovações pedagógicas e tecnológicas, relação docente-aprendiz, formação para atuação com/na diversidade.
  • Temática 4 – Articulação ensino-pesquisa-extensão, conhecimento-cultura, teoria-prática na formação docente para a educação superior.
  • -    Temática 5 – Gestão pedagógica no âmbito da docência superior.
  • -    Temática 6 – Políticas educacionais para educação superior e profissional tecnológica.

A formação de REDE é o mecanismo proposto para conseguir intercâmbio contínuo de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões. Para isso, criou-se a REDE INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE e CENTRO OESTE SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA e SUPERIOR  – RIDES. Esta é constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior nos Programas de Pós-Graduação das três regiões, ou outras, nacionais e internacionais. A RIDES tem por objetivos:

  • Democratizar o conhecimento e análise das políticas públicas para educação básica e superior  bem como viabilizar produções científicas coletivas.
  • Formular diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes aos grupos de pesquisa dos membros participantes.
  • Contribuir com estudos e resultados de pesquisas realizadas, para a formulação e implementação de políticas públicas, diretrizes e ações voltadas para Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, em articulação e parcerias com outras redes e fóruns, em âmbito nacional e internacional, com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
  • Contribuir para a elaboração, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional docente para a educação básica e superior.
  • Apoiar e encaminhar aos diversos Fóruns (de Diretores de Centros e Faculdades de Educação, de Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação em Educação, de Pró-Reitores de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, entre outros, mais diretamente ligados à temática) e às instâncias deliberativas, demandas e solicitações provenientes dos resultados dos encontros da Rede.
  • Promover eventos científicos na área da Docência na Educação Básica e Superior
  • Socializar resultados das produções científicas destacando entre elas os relatórios de pesquisas, trabalhos em anais de eventos, inovações pedagógicas, bem como as ações/atividades de programas de formação/desenvolvimento profissional docente.

Face ao exposto, objetivamos com a realização do VI ENFORSUP e do I INTERFOR reforçar o diálogo em torno da formação docente para educação básica e superior, abordando como temática geral “Profissão Docente, Currículo e Avaliação: territórios referenciais para a Formação Docente”, possibilitando o aprofundamento da discussão entre os envolvidos, discutindo o papel do currículo e da avaliação na formação docente, tema este que vem ganhando espaço na área educacional. No contexto do quadro atual em que as mudanças sociais e tecnológicas apresentam novas maneiras de pensar, trabalhar e organizar o conhecimento, a redefinição de práticas sociais tendem a modificar os papéis sociais e profissionais, tradicionalmente constituídos. No campo da educação, os professores vêm sofrendo uma série de processos de mudanças que precisam ser considerados dentro das instituições educativas, lócus da formação dos professores.

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